quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Obra Completa de Cruz e Sousa é disponibilizada na Internet... mas o seu Palácio, em SC, ameaça ruir

Caros leitores do Sacrário das Plangências, no site Cruz e Sousa - 150 anos de Nascimento do Poeta encontra-se disponível toda a obra do maior poeta simbolista do Brasil, participante da tríade do Simbolismo mundial, para alguns estudiosos. A obra do Cisne Negro é composta por uma grande quantidade de versos e por prosa (muitos textos, aliás, póstumos). Que fique claro, aliás, ao contrário do que se tem divulgado em alguns blogs, que o nascimento de Cruz e Sousa deu-se em 1861 - ou seja, em 2013 completa-se 152 anos do nascimento de Cruz e Sousa.

No site em que há a disponibilidade da obra também há dois fatos ocorridos na ocasião da proximidade da comemorativa data: a transferência dos restos mortais do poeta para o Palácio Cruz e Sousa (ex-sede do Governo Catarinense e atual Museu Histórico de Santa Catarina). A chegada da urna foi gravada - e pode ser vista neste vídeo: 

Mas como consta nas matérias "Memorial do Poeta Cruz e Sousa está Interditado porque Ameaça Ruir", do Diário Catarinense (17/09/2012) e "Cruz e Sousa no Esquecimento", do Floripamanhã (17/09/2012), o estado do Palácio em que descansam os restos do poeta é lamentável - e tampouco preserva e cultiva a memória de Cruz e Sousa. Não soube o blogueiro de qualquer novidade efetiva acerca do Palácio (a notícia é de quatro meses atrás, afinal) e tampouco o Diário Catarinense respondeu-me o e-mail que mandei afim de esclarecer a situação em que se encontra o Museu e Mausoléu.

Por ora, apreciemos a obra de Cruz  e Sousa - um dos maiores poetas que já passou pela história.

Abraços,
Cardoso Tardelli

Um comentário:

  1. Links preciosos! Só tinha encontrado edições em pdf muito deficientes e mal cuidadas, mas estas estão ótimas! Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir