quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sugestões de Leitura - Parte XIV

Caros leitores do Sacrário das Plangências, continuando com as postagens tradicionais do blog, faço aqui a parte quatorze das sugestões literárias, tendo boas notícias para a poesia brasileira com relançamentos importantes e traduções significativas.


ESPECTROS - Cecília Meireles - 3ª Edição. Editora Global, 2013 - São Paulo. 80 páginas.

É realmente alentador que a editora Global esteja relançando os livros de Cecília Meireles. Após o relançamento dos clássicos Vaga Música e Viagem, chega às estantes das livrarias o Espectros, primeiro livro da poetisa, lançado em 1919. Sempre foi um livro raro, principalmente porque a própria autora o rejeitou após um tempo, tendo, por consequência, um número diminuto de reedições (como vocês podem ver: o livro está prestes a completar 100 anos da primeira edição e esta é somente a terceira edição da obra). Uma obra em que nem tanto a face neo-simbolista de Cecília se mostrava clara, mas a neo-parnasiana. Mesmo assim, sonetos como "Sortilégio" e "Espectros" já demonstram uma alma aberta à percepção do mistério, do tempo no tempo. A demora para essa edição criou um certo mito de "livro inútil", o que é totalmente falacioso. Não sei qual o processo que a Global obteve para conseguir com os herdeiros para a publicação dos livros (a história é velha e conhecida por muitos), mas é uma grande alegria que livros que só conseguíamos por meio de sebos apareçam em novas edições nas livrarias.

CINCO SÉCULOS DE POESIA - Vários Autores. Tradutor: Alexei Bueno. Editora Record. Rio de Janeiro - São Paulo, 2012. 144 páginas.

O poeta carioca Alexei Bueno, em mais uma demonstração de sua dedicação pela poesia de alta qualidade, lança um magnífico livro contendo traduções de autores que vão dos pouco traduzidos em nossas terras, como Nerval, até a Shakespeare, Mallarmé e Poe. É digno de nota a qualidade das traduções de Alexei, em cuja obra própria sempre respeitou as técnicas formais e as temáticas abandonadas após o movimento modernista. O lume dado aos poetas trabalhados é de importância retumbante, pois muitos de nossos autores têm a ideia dos movimentos literários estrangeiros somente pelos grandes ícones divulgados por aqui. Muitos, que às vezes fizeram fama no país em que escreveram, são completamente esquecidos por uma formulação didática - por uma opção de "três autores" para representar duas décadas, por exemplo, de poesia Decadentista. 
Acerca da obra própria de Alexei, eu sugiro "As Escadas da Torre", livro de 1984. Mas há disponível em livrarias a sua "Poesia Reunida", de 2003, obra vencedora do Prêmio Jabuti daquele ano.

Boas leituras!

Abraços,
Cardoso Tardelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário